"Minhas leituras , Minha Ciência "
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Poesia indicada pela professora Maria de Fátima Bonatti
"Ouvir estrelas (Via Láctea)"
Poeta brasileiro Olavo Bilac (1865-1918)
Ora direis ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".
Olavo Bilac
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Poesia realizada por alunos da professora Leonor Paganini
A poesia surgiu depois das aulas sobre Puberdade e
Adolescência, do caderno do aluno.
" A adolescência para mim chegou rápido
O que era brincadeira se tornou sério
O que era paixonite de escola se tornou amor de
verdade
O que quando criança esquecia
Hoje fica guardado,todos os momentos vividos
O que antes eram risos, hoje é choro
O adolescente se espelha nos exemplos da vida
Sempre tendo um maestro para reger a
orquestra
Sempre tendo um mestre em sala de aula
Cada adolescente tem seu sonho
Que cada dia tenta realizá-lo
Da adolescência o que levaremos pra vida toda
Os sonhos e os momentos
Uma fase da vida que nunca esqueceremos
O que dizer, o que pensar
Só esperando o momento chegar"
Trabalho realizado pela professora Leonor Paganini com o tema Puberdade.
Essas são algumas das atividades que os alunos fizeram depois de assistir
os filmes :
"Minha vida de João" e Era uma vez outra Maria".
Eles se reuniram em grupos e discutiram as
vantagens e desvantagens de ser homem ou mulher na sociedade de hoje. Depois
escreveram em cartazes e socializaram com a classe. São opiniões deles,
houve muita discussão, mas procurei não mudar.
* Vantagens de ser homem ( segundo as meninas)
Não engravidam.
Não menstruam
Tem mais prazer na relação sexual
* Desvantagens de ser homem ( segundo as meninas)
Sofrem mais preconceito quando é virgem
Mais preconceito em relação a homossexualidade
Mais casos de drogas
Pensam menos que as mulheres
São menos maduros
Não conseguem ficar só com uma mulher
* Vantagens de ser mulher ( segundo os meninos)
Podem engravidar
São mais inteligentes
São mais amigas
Sabem fazer tudo certo
* Desvantagens de ser mulher (segundo os meninos)
A menstruação
A gravidez indesejada
Demoram mais para ter prazer na hora do sexo
São muito preocupadas
Pensam muito antes de fazer as coisas
Tem menos liberdade
Tem que fazer o serviço de casa
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)




