segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Poesia indicada pela professora Maria de Fátima Bonatti

"Ouvir estrelas (Via Láctea)"
Poeta brasileiro Olavo Bilac (1865-1918)
Ora direis ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

Olavo Bilac


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Poesia realizada por alunos da professora Leonor Paganini

A poesia surgiu depois das aulas sobre Puberdade e Adolescência, do caderno do aluno. 



" A adolescência para mim chegou rápido
O que era brincadeira se tornou sério
O que era paixonite de escola se tornou amor de verdade
O que quando criança esquecia
Hoje fica guardado,todos os momentos vividos

O que antes eram risos, hoje é choro
O adolescente se espelha nos exemplos da vida
Sempre tendo um maestro para reger a orquestra 
Sempre tendo um mestre em sala de aula

Cada adolescente tem seu sonho 
Que cada dia tenta realizá-lo
Da adolescência o que levaremos pra vida toda
Os sonhos e os momentos

Uma fase da vida que nunca esqueceremos 
O que dizer, o que pensar 
Só esperando o momento chegar"




Trabalho realizado pela professora Leonor Paganini com o tema Puberdade.

Essas são algumas das atividades que os alunos fizeram depois de assistir os filmes :
"Minha vida de João" e Era uma vez outra Maria".


Eles se reuniram em grupos e discutiram as vantagens e desvantagens de ser homem ou mulher na sociedade de hoje. Depois escreveram em cartazes e socializaram com a classe. São opiniões  deles, houve muita discussão, mas procurei não mudar.

* Vantagens de ser homem ( segundo as meninas)

 Não engravidam.
 Não menstruam
Tem mais prazer na relação sexual

* Desvantagens de ser homem ( segundo as meninas)

Sofrem mais preconceito quando é virgem
Mais preconceito em relação a homossexualidade
Mais casos de drogas
Pensam menos que as mulheres
São menos maduros
Não conseguem ficar só com uma mulher

* Vantagens de ser mulher ( segundo os meninos)

Podem engravidar
São mais inteligentes
São mais amigas
Sabem fazer tudo certo

* Desvantagens de ser mulher (segundo os meninos)

A menstruação
A gravidez indesejada
Demoram mais para ter prazer na hora do sexo
São muito preocupadas
Pensam muito antes de fazer as coisas
Tem menos liberdade
Tem que fazer o serviço de casa